O próximo prefeito de Água Nova precisa adotar um plano metas para a sua gestão

27 de jun. de 2016

O próximo prefeito de Água Nova precisa adotar um plano metas para a sua gestão


Depois de alguns dias sem atualizar meu Blog pessoal, volto hoje trazendo mais sugestões (segundo meu ponto de vista) para o próximo prefeito de Água Nova, que deverá gerir o município no próximo mandato. Se tem uma coisa que gosto de estudar é gestão pública, e o segredo para uma grande administração é executando pequenas ideias, resumida em uma só palavra: PLANEJAMENTO.

Independentemente de quem seja ele, o próximo gestor deve propor a seu secretariado a adoção de um plano de metas para sua administração, sem planejamento a gestão tende a fracassar novamente.

Esse planejamento se divide em três etapas, sendo elas: Propor soluções aos erros administrativos, valorização do funcionário público baseada no mérito e a participação da comunidade na administração pública.

Esse plano de metas não começa a partir do primeiro dia de sua gestão, ele vem do acompanhamento e avaliação do plano de governo proposto durante a campanha eleitoral, assim como novas demandas apresentadas pela sociedade. 

Como fazer isso?

O prefeito deve estabelecer uma espécie de contrato de gestão, ou seja, para assumir uma secretaria municipal, o titular da pasta e sua equipe teria uma lista de metas a serem cumpridas. 

O secretário teria o dever de ajudar na criação das metas, apontando os problemas e mostrando um caminho para solução dos mesmos, além de determinar um prazo para cumpri-las. Também está atento aos vários editais dos governos estadual e federal, para que a população tenha acesso a programas, projetos, ações e recursos disponibilizados por essas esferas governamentais.

Meritocracia
A meritocracia é uma política para valorização da carreira baseada no mérito e desempenho de suas atividades, essencial para uma melhor eficiência do sistema público, onde os grande especialista em gestão pública traz essa meta como ponto indispensável. Os servidores municipais teriam seu salário fixo somado a gratificações que poderá variar de um profissional para o outro. 

ISSO SERIA JUSTO?
Sim! No caso do professor, por exemplo, além de seu salário normal ele receberia uma gratificação baseada no desempenho dos alunos em avaliações como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), assim como do resultado em Olimpíadas de Português e Matemática, por exemplo.

Gestão Transparente:
A comunidade deverá está presente na tomada de decisões do gestor, além de ser informada do percurso que a administração tem tomado. Além das apresentação das metas exigidas pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), com seus dados na maioria das vezes trazendo dificuldade de compreensão para parte da população, outras medidas de transparência podem ser adotadas. Como, por exemplo, criar canais nas redes sociais para mostrar como o dinheiro do contribuinte está sendo gasto, além de ser exposto uma espécie de prestação de contas todos os meses.

No dia da leitura da mensagem anual, a população deverá ser informada através de carro de som e em canais na internet, do dia e hora da seção. Quem aqui foi informada da leitura anual feita por Rafaela Carvalho em 2016? Eu não fui!

Na leitura anual, o prefeito deverá destacar o desempenho de sua gestão no último ano, e falar das metas que deverão ser cumpridas no decorrer do ano.

Tudo isso parece muito "bonitinho" na teoria, mas é possível colocar em prática? Sim, é possível! Essas dicas praticamente não trazem gastos para os cofres públicos, são apenas PEQUENAS ideias que se colocadas em prática podem trazer GRANDES benefícios administrativos.  

0 comentários :

Postar um comentário